Quem sou eu?

Minha foto
Um alquimista da Internet

LEIA AS MINHAS POSTAGENS ANTERIORES

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Olá a todos!!!

Carnaval passando e cá estamos em mais uma postagem do Alquimia de Roge Goncalves!


PASSEIOS CULTURAIS EM SP:  Museu da Língua Portuguesa & Pinacoteca

Estive no último sábado com a Ana nesses 02 locais. A ideia inicial do nosso passeio era ver somente o Museu da Língua Portuguesa, mas quando descobrimos que aos sábados os dois lugares são gratuitos resolvemos ver também a Pinacoteca.

                                     Imagem: vontadedecontar.blogspot.com

O Museu da Língua Portuguesa conta a história da nossa língua desde os seus primórdios no latim vulgar do final do Império Romano até o Internetês dos dias de hoje. O passeio, entretanto, não se resume somente a história, há vídeos, várias formas de interação, curiosidades sobre a cultura (música, dança, poesia, sociedade) e a influência destas na língua e vice-versa. Gostei muito de ver a origem das palavras (achei inclusive a origem do meu nome e sobrenome).


                                     Imagem: sipoulain.blogspot.com

Já a Pinacoteca, fundada em 1905, é um espetáculo à parte, seu prédio antigo onde funcionava o Liceu de Artes e Ofícios, abriga diversas obras de arte separadas em salas distintas. Há exposições fixas e itinerantes e a ênfase do local são os artistas brasileiros a partir do século XIX.

Achei muito interessante alguns quadros que retratam paisagens de São Paulo no início do século passado e algumas cenas do cotidiano (como quadros retratando a realidade doméstica). Há também alguns clássicos de pintores modernistas. Faltou tempo para ver as obras em mais detalhes pois nós já havíamos ido ao Museu da Língua Portuguesa e estávamos perto da hora de fechamento da Pinacoteca.

O mais legal é que esses dois programas são totalmente gratuitos aos sábados. Para mim valeu muito a pena, e nem o "pé d'água" que caiu na hora de irmos embora prejudicou a visita (só prejudicou o flanelinha que ficou sem caixinha).

Para quem vai de carro o local é péssimo para estacionar (só na rua e com flanelinhas), mas uma boa opção é a Estação da Luz (Metrô e CPTM) que fica logo ao lado.

Recomendo os dois!


                      Uma das salas da Pinacoteca:
                                          Imagem: kultafro.com.br


                  Espetáculo de interatividade no Museu da Lingua Portuguesa:
                                           Imagem: blogs.mundolivrefm.com.br





DESENHO: As Aventuras de Tadeo

                                         Imagem: adorocinema.com

Tudo começou com uma "troca". Explico: fomos ao Ibirapuera no domingo comemorar o aniversário da minha amiga Talita (um picnic) e como não foi possível andarmos de bicicleta no parque pois São Pedro despejou outro pé d'água de verão em SP, nossa sobrinha pediu para vermos juntos essa animação em cartaz nos cinemas.

Obs.: O Pic Nic virou um "luau" animado pelos amigos embaixo das marquises do Ibirapuera sob o olhar de curiosos e do povo #skate-patim-jovem-asvezesestranho.

Voltando ao desenho: não esperava muito deste programa, mas no começo do filme uma primeira surpresa (eu não sabia nada sobre a animação) a produção é espanhola saindo um pouco do padrão Disney-Pixar-Estados Unidos-Consumo.

A animação é totalmente inspirada no Indiana Jones e tem vários lances engraçados, além de ação o tempo todo, o que fez com que não dormíssemos no cinema apesar de ser a noite após um dia agitado.

Confesso que me diverti muito! É um daqueles desenhos para "desestressar" sem ser muito infantil e também sem apelações com uma mensagem final muito bacana.

Na Veja SP desta semana há uma reportagem sobre essa animação.

Recomendo!

PicNic de Aniversário da Talita & Luau:


POLÊMICA: A Lei do Vale-Cultura


   Imagem: tecnoartenews.com

No finalzinho do ano passado a presidente Dilma sancionou a Lei do Vale-Cultura.

Simplificando bastante: A Lei permitirá que as empresas mediante dedução de impostos dê aos seus empregados R$ 50,00 por mês em um cartão (tipo Vale-Alimentação) para ser usado em atrações e produtos culturais.

Na próxima postagem escreverei mais detalhes sobre os prós e os contras desta lei e as suas consequências, mas desde já opinem!!!!

Será bom ou será mais uma daquelas medidas sem efeito?



Abraços!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores