Quem sou eu?

Minha foto
Um alquimista da Internet

LEIA AS MINHAS POSTAGENS ANTERIORES

terça-feira, 2 de outubro de 2012


01/10/2012

Vamos ao segundo capítulo da epopeia.

Na casa onde estou hospedado há outros 4 estudantes: uma chinesa, dois coreanos e um outro brasileiro. Combinei com o brasileiro de falarmos o tempo todo em inglês para aproveitarmos ao máximo a experiência por aqui.

Pela manhã fui para escola (Kaplan) com um dos coreanos. Bem interessante porque para chegar no centro de San Francisco pegamos o metrô em Balboa Park e descemos em Montgomery St.

Realmente o nível de educação das pessoas por aqui é outro. No metrô (aqui se chama BART – Bay Area Tranportation) as pessoas respeitam umas as outras e não é esse “Deus nos acuda” ai de São Paulo.

Atravessamos algumas ruas centrais de San Francisco e logo estávamos na Kaplan. O primeiro dia foi muito agradável: os instrutores, coordenadores (todo o “STAFF”) fazem de tudo para que você se sinta acolhido. Obviamente TUDO é feito em Inglês.

Foram várias palestras e um teste inicial de nivelamento. Para minha surpresa fiquei no nível intermediário (high intermediate) melhor do que eu imaginava...

Havia muitos brasileiros hoje, mas a maioria era estudante (novinhos) que participavam de um programa de intercâmbio das ETEC’s patrocinado pelo Governo do Estado de São Paulo. Obviamente esse pessoal tem outras expectativas e um programa de estudos diferente do que eu escolhi. Havia também alguns mexicanos, tailandeses, coreanos, russos, espanhóis e holandeses.

Fiz amizade com um outro brasileiro que também está por aqui em férias e querendo melhorar o seu inglês. Nós mantivemos o mesmo acordo que fiz com o brasileiro da casa e conversamos o tempo todo em inglês.

Almoçamos rapidamente (pois só tínhamos 45 minutos) em uma praça de alimentação de um shopping que fica no Yerba Buena Park... uma praça muito interessante com obras de arte, fonte e local onde está o MOMA (Museu de Arte Moderna de San Francisco). Acreditem! Estava tendo algum evento da Oracle no meio da praça (vejam a foto) Lembrando que estou muito próximo do Vale do Silício berço da maioria das empresas de TI. No andar de cima onde está a Kaplan fica o escritório da Wikipedia.

Almoçei uma Grandma Mary Soup: um sopão com macarrão, legumes e frango desfiado....não vou negar até que estava boa apesar do calor que fez por aqui hoje .

Após o almoço assistimos a mais palestras na escola e após isso fui dar uma “sapiada” com o novo amigo pela Market Street, a principal rua de comércio de San Francisco.

Meu Deus (my Goodness) agora entendi o que pessoal comenta em relação ao consumismo americano (e nem estou em Miami). Muitas lojas com artigos de marcas famosas a preços que chegam a ser 50 % menores do que no Brasil. Até eu que não sou consumista tive vontade de começar a comprar coisas, mas me contive e fiquei somente em 01 água, 01 suco de laranja, 01 sabonete líquido e 02 dos famosos chocolates Guirardelli (um famoso chocolate produzido aqui na California) para experimentar.

O centro de San Francisco é organizado, mas tem de tudo que se possa imaginar: mexicanos, asiáticos (havia até marinheiros da Coreia a passeio por aqui), negros, gays, mendigos, velhos hippies, enfim toda a qualidade possível de pessoas.

Me despedi do meu novo amigo e voltei para a minha acomodação pegando o BART  no horário de pico...nem se compara com SP trens de 1 em 1 minuto no horário de pico em uma cidade que tem pouco mais de 800.000 habitantes (praticamente a mesma população de Osasco). Andei devagar por causa do calor, mas não me perdi no caminho de volta.

Hoje o jantar foi bom (omelete, um arroz amarelo, tomate, pão). Os coreanos comeram pão com pasta de amendoim de acompanhamento no jantar!

Estou recuperado da viagem até aqui e do “choque cultural”. Por incrível que pareça isso foi mencionado em uma das palestras iniciais da Kaplan como sendo normal no primeiro ou segundo dia de estadia, mas acho que esse é o grande objetivo dessa viagem: conhecer uma nova cultura.

Amanhã será o primeiro dia efetivo de aula e após o almoço vou para uma visita ao MOMA

Abraço a todos.
                                       
                                     Evento da Oracle no meio da praça

                                     
                                     Estação de Balboa Park

                                   
                                      Mapa do BART

                                   
                                      Chocolates Ghirardelli


Um comentário:

  1. Amor... por essa foto o evento da Oracle não parece tão grande assim... jura que vc viu seu amigo? Esses chocolates estavam bom? O sonhos da vida inteira é metro desses nesses últimos tempos... amo!

    ResponderExcluir

Seguidores