Quem sou eu?

Minha foto
Um alquimista da Internet

LEIA AS MINHAS POSTAGENS ANTERIORES

terça-feira, 5 de julho de 2011

Tanto tempo faz já nem lembro mais





Sobes e desces, mistérios do além, confusões via email, projetos, doenças, enfim, foram 67 dias sem escrever, recheados de emoções e mudanças.

Sem esquecer das mudanças radicais no lay-out deste blog. Espero que gostem!

Depois dessa lacuna tão grande fiquei pensando sobre que tema tratar aqui na Alquimia. Pensei um pouco sobre os temas da atualidade: poderia falar sobre várias notícias polêmicas, mas achei que isso seria um tanto quanto maçante, até porque notícias são exaustivamente comentadas Internet afora.

Recentemente estive lendo alguns textos sobre filosofia e moral e achei que daria algum caldo para discussão...a pergunta que surgiu da minha leitura desses textos foi a seguinte:

Se Deus é soberanamente justo e bom então porque existe o mal?

Vasculhei pela Internet e tentei não usar textos religiosos para tentar responder esse dilema filosófico que parecia não ter nenhuma resposta convincente.

No Yahoo Perguntas e Respostas achei uma metáfora de uma usuária chamada Helda C que achei super interessante para responder essa pergunta tão difícil. Transcrevo abaixo:

Um professor ateu desafiou seus alunos com esta pergunta: 

* Deus fez tudo que existe? 
* Um estudante respondeu corajosamente: - "Sim, fez!" 
* Deus fez tudo, mesmo? 
* Sim, professor - respondeu o jovem. 
* O professor replicou: 

* Se Deus fez todas as coisas, então Deus fez o mal, pois o mal existe, e considerando-se que nossas ações são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mal. 

* O estudante calou-se diante de tal resposta e o professor, feliz, se vangloriava de haver provado uma vez mais que a Fé era um mito. 

* Outro estudante levantou sua mão e disse: 
* Posso lhe fazer uma pergunta, professor? 
* Sem dúvida, respondeu-lhe o professor. 
* O jovem ficou de pé e perguntou: 
* Professor, o frio existe? 
* Mas que pergunta é essa? Claro que existe, você por acaso nunca sentiu frio? 
* O rapaz respondeu: 
* Na verdade, professor, o frio não existe. 

Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é ausência de calor. 

Todo corpo ou objeto pode ser estudado quando tem ou transmite energia, mas é o calor não o frio que faz com que tal corpo tenha ou transmita energia. 

O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Criamos esse termo para descrever como nos sentimos quando nos falta o calor. 
* E a escuridão, existe? - continuou o estudante. 
* O professor respondeu: 
* Mas é claro que sim. 
* O estudante respondeu: 
* - * Novamente o senhor se engana, a escuridão tampouco existe. 

A escuridão é na verdade a ausência de luz. Podemos estudar a luz, mas a escuridão não. O prisma de Newton decompõe a luz branca nas varias cores de que se compõe, com seus diferentes comprimentos de onda. 

* A escuridão não. Um simples raio de luz rasga as trevas e ilumina a superfície que a luz toca. 
* Como se faz para determinar quão escuro está um determinado local do espaço? 
* Apenas com base na quantidade de luz presente nesse local, não é mesmo? 
Escuridão é um termo que o homem criou para descrever o que acontece quando não há luz presente. 
* Finalmente, o jovem estudante perguntou ao professor: 
* Diga, professor, o mal existe? 
* Ele respondeu: 
* Claro que existe. Como eu disse no início da aula, vemos roubos, crimes e violência diariamente em todas as partes do mundo, essas coisas são o mal. 
* Então o estudante respondeu: 
* O mal não existe, professor, ou ao menos não existe por si só. O mal é simplesmente a ausência de Deus. 
É, como nos casos anteriores, um termo que o homem criou para descrever essa ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a Fé ou o Amor, que existem como existe a Luz e o Calor. 
O mal resulta de que a humanidade não tenha Deus presente em seus corações. É como o frio que surge quando não há calor, ou a escuridão que acontece quando não há luz." 

Interessante, não acham? Seria o mal qualquer ação racional que resulte em prejuízo de outro ser ou simplesmente a ausência de Deus como diz o texto acima?

Alguém se arrisca a responder?



2 comentários:

  1. Minha nossa...
    É pra filosofar então..

    Antes disso, bom registrar aqui que ficou legal a repaginada no blog, e a vida é isso.. de mudança... ou seria de ausência de inércia...rs

    Então, com relação a esse assunto tenho duas idéias principais:

    -seguindo a linha de raciocínio que vc publicou, acho sim que nossa percepção de mal nos permite e acentua a noção do bem... Como diz a letra de Lulu Santos: "Não existiria som, se não houvesse o silêncio..." e por aí vai...

    - mas da segunda idéia captada, não consigo compartilhar tanto assim, não acho que o mal é ausência de Deus, porque simplesmente não exista nada que o meu Deus não participe... acredito muito na noção de necessidade de equilíbrio, e se temos que lidar com tanto extremos na vida (frio/calor, luz/escuridão), é para aprender e conseguir obter um equilíbrio em meio há tudo isso, e para mim tudo isso faz parte dos planos de Deus. Como diria a letra de Jorge Vercilo: "entre o bem e o mal, Deus criou um laço forte, um nó... e quem viverá de um lado só.".

    Beijos!
    Ps: Essa é apenas a minha opinião, respeito todas as outras...

    ResponderExcluir
  2. Adorei a mudança no blog! Mudar é sempre bom, que venha o novo!

    Curioso o seu post Rô, pois eu estava lendo uma reportagem na Galileu em que especialistas afirmam que a maldade é uma doença.

    Fiquei surpresa mas se for verdade, é mais facil curar uma doença do que mudar o carater ou reverter a falta de fé das pessoas. Enfim, algo para se pensar.

    Eu, particularmente concordo com aquela musica que diz que "(...) se o bem e o mal existe vc pode escolher, é preciso saber viver"

    Pois independente da origem do bem e do mal, o importante é como lidamos com eles diariamente. Todos temos o livre arbítrio, fazemos nossas escolhas e arcamos com as consequencias.

    Quem vive o bem, sente o bem, faz o bem não deixa o mal se aproximar.

    É isso... saudades de vc sumido!!!

    bjo grande =^.^=

    Barbara

    ResponderExcluir

Seguidores