Quem sou eu?

Minha foto
Um alquimista da Internet

LEIA AS MINHAS POSTAGENS ANTERIORES

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

MONTANHA-RUSSA DA VIDA





Olá blogaiada!


Li em uma reportagem hoje na Internet que Hugo Chavez (presidente da Venezuela e sabidamente em tratamento por conta de um câncer) declarou que estava em um momento mais “introspectivo”.
Honestamente não simpatizo nem um pouco com a figura de Chavez  (o considero arrogante e defensor de uma ideologia que não combina mais com o mundo real em que vivemos) mas a declaração me fez pensar sobre o tema.
Pessoas como Chavez (poderoso e messiânico), Vera Fischer (rica bem-sucedida) nos passam em alguns momentos imagens de seres indestrutíveis mas todos são tão mortais e “normais” como todos nós. Ele visivelmente abalado pela doença, ela depressiva por estar só.
É interessante como parece que todo mundo precisa estar bem o tempo todo (ou pelo menos demonstrar que está bem). As fotos no Facebook sempre mostram turmas animadíssimas, momentos inesquecíveis, viagens maravilhosas e famílias que renderiam um comercial de margarina de tão felizes.
Ah! Não existe tristeza para essas pessoas! Tudo é lindo e maravilhoso e o mais importante é compartilhar essa alegria com todos!
Os momentos introspectivos são considerados perda de tempo ou coisa de “gente derrotada e depressiva”, não combina com quem lê mensagens positivas do Dalai Lama ou enaltece as dicas de saúde de Nuno Cobra ou Abílio Diniz.
Claro que como qualquer ser humano também busco a felicidade, também quero ter os meus momentos Doriana, mas me parece que esse “ideal de felicidade” que temos em nossas cabeças é irreal.
É impossível passarmos por toda uma existência sem termos alguns momentos de decepção, tristeza ou derrota. Entendo que esses momentos mais dolorosos são os que mais ensinam as pessoas e são eles que nos fazem evoluir e valorizar os bons momentos que virão depois, com certeza.
Se o mundo não acabar em 2012 e se o Congresso dos Estados Unidos conseguir resolver o problema da dívida americana com certeza continuaremos a viver nesses altos e baixos na montanha-russa maravilhosa da vida.

Abraço a todos e até o próximo blog

4 comentários:

  1. Bom texto...

    Acredito que as pessoas mais felizes são as mais conscientes do quão frágeis somos com relação essa máquina de diversões e aprendizado chamado vida e que nenhuma característica humana, cognitiva, societária, econômica nos faz melhores aos outro habitantes...
    A história nos mostra que as pessoas que caem na fantasia de serem "as melhores", literalmente caem com essas idéias...
    Devemos, claro, buscarmos a felicidade e paz, mas devemos ter em mente que os tropeços fazem parte e são necessários nesse processo...

    Beijos!
    Ana Cris.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto!!!
    Realmente as pessoas acreditam numa felicidade "irreal" pq tbm vivem num mundo "irreal". Estava conversando com o T.Bores agora sobre isso. Não basta ir ao parque, é preciso mostrar pra todo mundo que fui ao parque. É preciso mostrar pra todos o quão felizes nós somos, e isso no mundo virtual. Pessoas acabam perdendo momentos únicos tentando tirar uma foto pra colocar no facebook e acabam não aproveitando o que as vezes é passa em segundos.
    Acho que é isso, Alquimista! Que bom que vc voltou!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu enjoo em montanha-russa. Mas também fico enjooado quando ouço problemas cotidianos se transforma em angustia sem fim. Meu perfil do facebook é mais interessante que eu!!! Vivemos num baile a fantasia sem fim!!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o seu post Rogério!

    Tenho uma opinião um pouco diferente da sua, mas é isso que torna as pessoas tão interessantes: a diversidade!

    Acredito que mais do que a instropecção, o que me ajuda nos momentos dificeis é o otimismo, a daterminação, é a certeza de que os problemas são passageiros e que eles estão ali para serem resolvidos por mim e não para me paralisar.
    Claro que há momentos em que preciso de ajuda (não sou a mulher maravilha), tanto que fui buscá-la na terapia, porém, mais do que o pensamento, acredito que as ações, as atitudes, a maneira como me comporto diante do problema são importantes. É preciso arregaçar as mangas e enfrentá-lo quão grave seja, pois olhá-lo, refletir e chorar não vai me levar a lugar algum
    Enfim é isso. Refletir é importante, mas agir é imprescindível!
    bjos :)

    ResponderExcluir

Seguidores