Quem sou eu?

Minha foto
Um alquimista da Internet

LEIA AS MINHAS POSTAGENS ANTERIORES

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

AFROCIBERDELIA



Chico Science sem sombra de dúvida foi uma das minhas maiores influências musicais dos anos 1990. Acompanhei toda a sua curta carreira desde o lançamento (na MTV) do clipe: "A cidade" em 1994 até a sua trágica morte em um acidente de carro em 1997.

O Mangue Beat foi um movimento criado por ele e Fred Zero Quatro no Recife cuja lógica era ser globalizado sem perder as raízes...

Vejam na época de sua morte o que disseram Herbert Vianna e Gilberto Gil, parceiros de Science:


Herbert Vianna, guitarrista dos Paralamas do Sucesso - "Estou arrasado. Desde que fizemos uma turnê juntos com Chico Science e Nação Zumbi na Europa, passamos a tocar 'Manguetown' em todos os shows. Para mim, era a melhor música do ano passado. Junto com Carlinhos Brown, Chico era o farol da nossa galera. Eram os caras que apontavam para a frente, e o resto de nós vinha atrás".

Gilberto Gil, cantor e compositor - "Era, de certo modo, um tropicalista, porque buscava conciliar a tradição com a vanguarda. Líder nato, possuía profundo senso de responsabilidade em relação à comunidade. Morreu da mesma maneira que meu filho (Pedro) e no mesmo dia, só que sete anos depois. Nunca imaginei que poderia sofrer um acidente de carro. Velocidade não se casa com a imagem que tinha dele. Achava-o dócil, manso, suave. Não passava sensação de pressa".

Clipes interessantes by You Tube

Manguetown: http://www.youtube.com/watch?v=yIjg0mdsqjM

A cidade: http://www.youtube.com/watch?v=UVab41Zn7Yc

Maco (com Gilberto Gil): http://www.youtube.com/watch?v=pwZsuzDgh_E&NR=1

Agora o mais impressionante é essa versão de "Todos Estão Surdos" de Roberto Carlos totalmente reestilizada em uma apresentação ao vivo em um colégio (novembro de 1996):
http://www.youtube.com/watch?v=pMtlssIFtEA&feature=related


Os álbuns de Chico Science e Nação Zumbi:


Um comentário:

  1. Esse cara... esses caras..

    Arrebentavam mesmo!!!
    Merecem todo tipo de homenagens!

    Ana Cris!

    ResponderExcluir

Seguidores