Quem sou eu?

Minha foto
Um alquimista da Internet

LEIA AS MINHAS POSTAGENS ANTERIORES

domingo, 19 de dezembro de 2010

UM BASTA AO PRECONCEITO

Olá a todos! Espero que todos estejam bem!  Cá estou novamente “bloggando”.

Fiquei pensando sobre qual assunto poderia falar nesta época de quase-natal. Sem inspiração, mas sempre “pensando com o coração” resolvi dar uma folheada no Estadão de hoje e na revista Veja.

As reportagens falam sobre os assuntos de sempre: Natal, Política, Economia, Sociedade, Esporte, etc. Tivemos alguns fatos relevantes na última semana, como, aliás, também teremos na próxima, acontecimentos bizarros, chocantes, etc.

Mas nesse mergulho nas notícias me lembrei de um tema que sempre me chamou a atenção: “o preconceito”. Há muitos anos atrás escrevi uma música que se chama: Xenophobia e fala sobre o assunto.

Interessante como apesar de já vivermos na era da informação, do mundo Internet onde todo mundo sabe sobre tudo e nos dizemos “modernos”, ainda me deparo com reportagens sobre: “o preconceito sofrido pelos cristãos em países árabes”, “médico do interior de São Paulo que foi preso porque salvou a vida de uma paciente grávida que portava 150 gramas de maconha”. E lembro também de casos recentes de homofobia generalizada na Av. Paulista.

Vamos direto ao ponto: Qual é a razão? Por que tendemos a repudiar aquilo que é diferente de nós?

Chega a ser impressionante...Parece que não toleramos o que está distante de nós, o que não combina conosco. Mesmo que não haja maldade, mesmo que essas pessoas ditas como “diferentes” não nos façam absolutamente nada.

Nos consideramos sempre muito “evoluídos”, liberais, etc. Hoje é bonitinho se dizer tolerante, livre de preconceitos, mas na prática quase todos somos hipócritas. Querem um exemplo: Dizemos a todos que não temos nenhum preconceito. Mas basta nos depararmos com alguma “diferença” (seja um gay, um “gringo”, um “emo”) e pode ter certeza que a maioria de nós acabará fazendo um comentário preconceituoso ou uma piadinha de “mau-gosto”.

Parece ser da natureza humana....mas já que somos seres inteligentes e que tendemos a evoluir precisamos acabar com isso definitivamente.

Talvez a grande riqueza do mundo atual seja a diversidade interconectada e globalizada. Não podemos deixar de evoluir e aproveitarmos essa riqueza tão importante para a humanidade.

E você o que tem a dizer sobre o preconceito? (de raça, religião, opção sexual) o que devemos fazer para acabar definitivamente com ele? Pelo amor de Deus mandem seus comentários!!! Preciso de audiência (rsrsrsrsrsrs)


3 comentários:

  1. Oi! ouvi seu chamado e vim aqui dar "audiência" ao seu blog. Criei um pra mim hoje, e vc acredita que o primeiro post foi justamente sobre isso? Acredito que desde os primórdios da sociedade existe preconceito e isso não mudou, as pessoas só maqueiam pra ficar bonito. Todo mundo tem preconceito por mínimo q seja. O problema não é tê-lo, e sim como lidar com ele, sabendo que é um defeito do ser-humano ser intolerante. Bom, acho que é isso.

    ResponderExcluir
  2. Pq é tão difícil respeitar o diferente?
    Pq não aceitar a diversidade que faz com que a sociedade seja tão interessante?
    Pq cada um não pode ser quem realmente é?
    Sou fascinada pela diversidade, sou adepta a liberdade e totalmente a favor da "sociedade alternativa" imaginada por Raul. E não me imagino em uma sociedade robótica de seres idênticos.
    O preconceito é sinônimo de hipocrisia. Pois, se as diferenças são inerentes a sociedade, pq repugná-las? No makes sense!

    ResponderExcluir
  3. Pré-conceito, a palavra já diz é um conceito que fazemos antes de conhecer algo, mas o que vem de errado com isso é o julgamento. todos nós temos esse senso e por mais que dizemos que não o temos, sempre estamos comentanto, falando mal de algo ou alguém, mas a sociedade vem mudando e devemos aprender a conviver com as diferenças, afinal o que é certo e o que é errado?

    ResponderExcluir

Seguidores