Quem sou eu?

Minha foto
Um alquimista da Internet

LEIA AS MINHAS POSTAGENS ANTERIORES

domingo, 26 de dezembro de 2010

PÚBLICO X PRIVADO – o que é certo e o que é errado?

Vamos lá para os últimos blogs desse ano da graça de 2010.

É o assunto do momento: Recentemente tivemos a divulgação de uma série de documentos confidenciais através do site Wikileaks. Seu criador Julian Assange foi preso acusado de assédio sexual e agora aguarda julgamento em liberdade.

 Com o desenvolvimento da Tecnologia e da Internet está ficando cada vez mais difícil delimitar a fronteira entre vida particular e vida pública. O que antes era um problema restrito as celebridades, passou a fazer parte das pessoas comuns que publicam as suas vidas no Orkut, Facebook e outros.

Qual é o limite? O que é certo e o que é errado? É impressionante como temos uma tendência de nos mostrarmos. Parece que, como dizem algumas pessoas, o mais importante não é sair com alguém, mas sim contar a todos que isso aconteceu.



Fico embasbacado de como as pessoas expõem a sua intimidade na Internet. Tem de tudo! Batizou o filho: bota na rede, viajou: bota na rede e vai tuitando cada momento da viagem, comprou um carro novo: bota na rede. Recentemente uma reportagem do Fantástico mostrou casos onde pessoas eram seqüestradas com base nas informações publicadas no Orkut.

Será que nessa hora o nosso ego reprimido respira aliviado ou será algum desejo de ser celebridade, de virar assunto, ser admirado, narcisismo mesmo?

O mais interessante, entretanto, é o fato de que ao se expor assim a sociedade exerce uma pressão ainda maior na vida privada das pessoas.


Exemplos do que não devemos: Fumar, ser obeso, comer frituras na cantina da escola, não fazer nada pela natureza, falar mal do Lula... Agora até Monteiro Lobato é racista (afinal coitada da Tia Nastácia). Enfim criamos um monte de regras para temas inúteis.


Sou mais o Wikileaks! Já que é para chutar o balde que façamos isso para as coisas que não deveriam ser confidenciais como política, economia, diplomacia, etc. Chega de sermos hipócritas e defendermos confidencialidades que não deveriam existir!

Chega de torrar a paciência das pessoas comuns com besteiras de como cada um deve viver a sua vida “corretamente“. E vamos ser mais responsáveis por aquilo que publicamos na rede.

Agora é com vocês. Opinem!

Um comentário:

  1. Gostei muito do texto, mas ao mesmo tempo que ele dá as informações, é intrigante. Me fale mais sobre o assunto, deixe bem clara sua opinião.
    Para mim é importante preservar as informações e não colocar tudo na rede, mas por outro lado temos a necessidade de chamar a atenção, ser um pouquinho celebridade, mas devemos tomar cuidado, bom título, público ou privado? Certo ou errado?

    ResponderExcluir

Seguidores